quarta-feira, 20 de maio de 2009

Feiras e rifas

As feiras da minha cidade eram um regalo para mim. Na feira de Setembro estava de férias e podia passar o dia na retouça: carrosseis, Poço da Morte, Casa Rolante, comer massa frita, torrão e os chupa-chupas do velho Sebastião. Em Junho, a Feira das Cerejas também servia de desculpa para faltar a uma aula ou outra.
Quando andava ainda na escola primária, fui duas ou três noites à feira com o meu irmão, que era oito anos mais velho que eu. Havia sempre uma barraca que fazia rifas de panelas de alumínio e numa noite saiu-nos o trem de panelas completo (umas dez peças, entre panelas e tachos). Como era de noite e ninguém o via, o meu irmão acedeu trazer uma ou duas panelas e o resto trouxe eu até casa. A família achou graça, até porque fazia falta renovar a cozinha. ´
Voltámos na noite seguinte, a última noite da feira; a barraca dos alumínios continuava com as rifas, mas as panelas tinham esgotado. Para rifar ("é a última noite, senhoras e senhores, é a última noite!") tinham um galo, um nobre representante dos galináceos, de penas vermelhas e grande crista. Diz-me o meu irmão:
- Vou comprar rifas.
- E se nos sai o galo? - respondi eu.
- Logo se vê.
E não é que saiu mesmo?
A nossa casa era ainda distante do recinto da feira. Durante o trajecto, eu vinha com o galo ( que tinha as patas atadas) ao colo, e o meu irmão uns metros à minha frente. O galo cacarejava, batia as asas, e com as unhas arranhou-me as mãos. Naquela altura foi penoso, mas hoje divirto-me a pensar nesta história. O galo foi para a capoeira e passados uns tempos foi para a panela, mas ninguém o conseguiu comer, de duro que era, apesar de ter estado um dia inteiro ao lume.

2 comentários:

|b| disse...

E porque é que o galo canta de olhos fechados?

É porque já sabe a letra de cor..

zira disse...

Adoro ir a feiras e mercadilhos, mesmo que sejam semanais. São para para mim o expoente da economia das gentes simples... e não só.Mas essas feiras anuais tinham um sabor diferente.Tinham colorido, tinham música, muita gentes e coisas que não viamos todos os dias.De uma região da raia,um meio rural, um concelho muito disperso, as Feiras eram esperadas com ansiedade.Revi-me nestes episódios.